quarta colônia

Por causa da pandemia, festival de Vale Vêneto vai ocorrer em setembro e de forma virtual

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

O final do mês de julho é, tradicionalmente, marcado por muita música e gastronomia italiana no Distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. O Festival de Inverno e a Semana Cultural Italiana fazem com que, todos os anos, milhares de pessoas de outras cidades e até de outros países se reúnam no distrito. Só que, em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, as festividades foram suspensas. Agora, novas datas foram anunciadas para o evento, que vai acontecer de forma virtual, sem os tradicionais jantares italianos no Salão Paroquial e sem os recitais. 

O período escolhido foi de 23 a 25 de setembro. De acordo com a coordenadora do Festival de Inverno da UFSM, a professora Vera Vianna, a ideia é que o evento seja realizado pela internet, e tenha lives com oficinas, palestras, mesas redondas e apresentações artísticas. 

- Por causa da pandemia, ficaria inviável fazer presencialmente. As pessoas vêm de outros lugares, precisam de alojamentos e todas as atividades geram muita aglomeração. Nossa preocupação foi no sentido de pensar em algo para manter a tradição do festival ativa e, como as atividades pela internet se popularizaram, pensamos em formular algo neste sentido - destaca.

VÍDEO: com diminuição de visitantes, quais são as perspectivas do turismo na Quarta Colônia?

Segundo Vera, a programação e a plataforma onde as atividades irão acontecer ainda não foram definidas. A professora lembra, ainda, que esta são será a primeira vez que o festival vai acontecer fora de época. Em 2009, por causa da propagação do vírus H1N1, o evento foi transferido para outubro, mas ocorreu de forma presencial.

- Não é a primeira vez que o Festival de Inverno acontece na Primavera. Até tentamos achar alguma data ainda no Inverno, mas não foi possível por causa de outros compromissos. O que importa é manter a essência e as características, mesmo em outra época e pela internet - afirma a coordenadora.

Nas próximas semanas, deve ser divulgada a programação e deve iniciar o período de inscrições. Em 2019, cerca de 130 músicos participaram das atividades de troca de conhecimento sobre música erudita. Durante a programação, foram realizadas oficinas de música dos mais variados instrumentos, concertos gratuitos e abertos ao público com alunos e professores do festival, oficina de musicalização para crianças, curso de formação continuada em Música para professores de Educação Infantil e o encontro de Orquestras Jovens.

SEMANA CULTURAL ITALIANA

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Junto do Festival de Inverno, ocorre a Semana Cultural Italiana, com desfile, danças e gastronomia típica. De acordo com um dos organizadores, Luiz Pivetta, também devem ocorrer atividades virtuais no mesmo período.

- Ainda estamos pensando a programação, mas vamos focar na história do povo italiano, com palestras e, se possível, algumas apresentações artísticas de característica italiana. Neste ano, infelizmente, sem a nossa culinária que enchia o salão de turistas durante os dias de evento - afirma Pivetta.

Reforma da praça de Santos Anjos deve ser concluída em até cinco meses

Os jantares com pratos como bife à milanesa e sopa de agnolini costumam estar entre as atrações mais procuradas, assim como a venda de outros produtos como cucas, bolos, bolachas de polvilho, rapaduras, tortas e o rocambole de doce de leite. Neste ano, essa parte deve ficar de fora.

Anualmente, cerca de 20 mil pessoas passam por Vale Vêneto durante os dias de festa. A Semana Cultural é voltada ao resgate e valorização da cultura e tradição italiana através da gastronomia, religiosidade e atividades culturais e artísticos. Em anos anteriores, a programação contava com missa de abertura e encerramento, desfile da cultura italiana, encontro de corais, shows e gastronomia típica preparada pela comunidade, com dois almoços e seis jantares.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra 25º óbito por coronavírus Anterior

Santa Maria registra 25º óbito por coronavírus

Dois jovens de São Paulo são indiciados por aplicar golpe do cartão em Santa Maria Próximo

Dois jovens de São Paulo são indiciados por aplicar golpe do cartão em Santa Maria

Geral